10 de abril de 2018

Dicas de Gestão Financeira para Fotógrafos

Em todos os negócios e profissões, uma gestão financeira eficiente dos seus recursos pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

Sei que com as várias atividades que temos no dia-a-dia, muitas vezes os números, registros e controles podem acabar ficando em segundo plano.
Mas, esse é um erro que pode comprometer muito a saúde financeira do seu negócio!

Por isso hoje trouxe algumas dicas simples, que podem te ajudar a melhorar sua gestão financeira, vamos lá?

1. Separe tempo para os números

Como falei aqui em cima, uma das grandes dificuldades de pessoas físicas e jurídicas em cuidar dos seus recursos financeiros é a falta de tempo. Por isso minha dica é: separar pelo menos 30 minutos todos os dia para se dedicar à gestão financeira.

Use esse tempo para:

  • Registrar lançamentos: entradas e saídas
  • Monitorar as contas bancárias
  • Projetar receitas e despesas mensais
  • Registrar cadastros e informações úteis dos seus clientes
  • Pagar as contas e realizar movimentações

2. Mantenha a conta pessoal separada da conta da empresa

Mesmo que você seja um profissional autônomo, que não tenha uma empresa registrada, você precisa se enxergar como uma Pessoa Jurídica.

Dessa forma você consegue mensurar as receitas da empresa, e subtrair dessas receitas todas as suas despesas de operação, incluindo o seu Pró-labore (salário).

Se você misturar suas contas pessoais com as contas da empresa, facilmente seu financeiro fugirá do controle, e você não conseguirá manter uma organização e gestão de informações financeiras que te ajudem a tomar decisões, como cortar custos ou realizar investimentos.

3. Utilize ferramentas

Planilhas, cadernos, softwares ou aplicativos. Não importa qual ferramenta de controle você vai escolher, o importante é você utilizar alguma ferramenta!

Eu preparei uma planilha, totalmente personalizada para a gestão financeira de fotógrafos, onde você poderá registrar:

  • Receitas com serviços
  • Receitas com produtos
  • Despesas
  • Resultado mensal

 

Se você abastecer esse tipo de material com as informações corretas e atualizadas, será possível evitar atrasos de pagamento, mensurar seus ganhos totais, cortar custos excedentes com maior facilidade e efetivamente, assumir o controle do seu financeiro!

4. Não desista!

No primeiro mês de controle será difícil, talvez até chato. Você vai se esquecer de alguns lançamentos, talvez seu saldo não feche no final. Isso é normal se você estiver criando um novo hábito! Mas minha dica aqui é: persevere!

Compreenda a importância que a gestão financeira tem na viabilização do seu negócio! Você ama fotografar, ama atender aos clientes e editar as fotos? Aprenda a gostar também do controle de números e do seu planejamento financeiro, para que você possa continuar trabalhando com o que ama, e conquistando bons resultados nessa jornada!

Agora me conte: como você tem organizado a vida financeira da sua empresa? Tem alguma dica para dividir conosco? Comente abaixo!

gestão financeira para fotógrafos

Comentários
Adicionar comentário