7 de março de 2018

Dicas de fotografia para mamães

Eu, além de fotógrafa, sou mãe. E como mãe, quero guardar além da memória momentos especiais, gargalhadas, as primeiras conquistas e muitas outras cenas do cotidiano que envolvem meus filhos.

Trabalhando com fotografia tenho alguma facilidade para me adaptar à situações de pouca luz ou diferentes ambientes, conseguindo assim produzir fotografias que enchem os olhos e encantam o coração.

Mas sei que essa não é a realidade da maioria das mães. Me conta, você já ficou frustrada por não conseguir registrar em foto algum momento da sua família?

Se a resposta foi sim, espero hoje poder te ajudar! Separei algumas dicas de fotografia para as mamães, confira:

1. Esteja pronta

Fotos incríveis podem surgir dos momentos mais espontâneos e inesperados do seu dia-a-dia, esteja pronta para eles! Você não precisa necessariamente viver com a câmera e celular em mãos para capturar cada momento especial, mas você pode aprender a antecipar as cenas que estão para acontecer, o que não é tão difícil, dado o conhecimento que você tem sobre os seus filhos! Dessa forma você estará preparada para capturar imagens lindas e especiais!

Uma dica de profissional: evite de ficar olhando como as fotos estão ficando no seu celular ou câmera. Enquanto você está de olho neles, está perdendo momentos, e possíveis fotos incríveis ao vivo. Deixe para conferir o resultado depois.

dicas de fotografia para mamães

2. Deixe as crianças comandarem as foto

Crianças são autênticas e espontâneas, e para que isso transpareça nas suas imagens você precisa deixá-las comandar as fotos. Veja como:

  • Não tente “forçá-los” à fazer algo, como por exemplo, sorrir, quando estão com carinha de bravos.
  • Não fique chateada se as fotos ou a situação não ficarem como você esperava.
  • Não se irrite com eles, você não quer criar um bloqueio ou condicionamento de que tirar fotos é algo ruim, certo?
  • Siga o fluxo da situação que você está fotografando, entre na brincadeira.
  • Adote uma perspectiva de se divertir com as fotos, você com certeza aproveitará ainda mais o momento.

dicas de fotografia para mamães

3. Esteja no nível deles

Fotografe do nível e perspectiva deles! Se eles estão no chão, esteja lá também. Sente-se, abaixe, mas evite fotografar da sua própria altura, isso pode conferir uma perspectiva mais adulta ao momento.

dicas de fotografia para mamães

4. Encontre uma boa luz

Muitas das suas fotos acontecerão na sua casa. Por isso é muito importante que você conheça a luz dos ambientes. Muitas vezes uma cortina aberta ou iluminação indireta podem fazer a diferença na sua foto.

Para descobrir como a luz dos ambientes da sua casa se comportam nas fotos só há um jeito: testando! Então aventure-se pela sua casa e fotografe!

dicas de fotografia para mamães

5. Brinque com as crianças – e com as fotos!

Uma técnica interessante para manter as crianças focadas na sua câmera é brincar de se “esconder” atrás dela, enquanto isso você pode regular o foco e ajustar detalhes. A brincadeira pode se estender à se esconder com as próprias crianças, garantindo fotos divertidas, com certeza!

E você, qual estratégia você usa para conseguir fotos incríveis dos seus pequenos?

Se você tem dificuldades para conseguir cliques que te encantem posso te ajudar! Acabei de lançar um Workshop de Fotografia para Mães! Confira mais informações:

mamãe que tirou

 

Comentários
Adicionar comentário