28 de março de 2018

Como ser mais produtivo com o Lightroom

Como todos os profissionais, nós fotógrafos precisamos usar o tempo de forma mais inteligente no nosso dia-a-dia.

Além de gerenciar o tempo e organizar o fluxo de trabalho, podemos usar ferramentas para contribuir com a nossa produtividade na hora de editar os trabalhos, por exemplo.

Uma dessas ferramentas é o Lightroom, com ele conseguimos criar um fluxo de trabalho prático e eficiente. Vou compartilhar com vocês algumas dicas e técnicas que uso no meu dia-a-dia para tirar melhor proveito do programa, confira:

1. Criar 1 catálogo por trabalho

Essa é a forma que encontrei para melhor me organizar com os catálogos. Já falei aqui sobre meu fluxo de trabalho, como eu crio e dou nome às pastas de fotos. E para o Lightroom sigo o mesmo princípio, conseguindo assim me organizar facilmente.

2. Selecione as fotos por inclusão

Pode parecer um detalhe simples, mas você economiza muito tempo e muitos cliques marcando as fotos que você vai trabalhar, ao invés de excluir as fotos que não deseja. Isso acontece pois você precisa clicar 2x para poder remover uma foto (um no delete e outro na caixa de confirmação). Além disso, com as fotos todas no catálogo você pode comparar e assim escolher sempre as melhores fotos. Depois, na hora da edição basta filtrar por: Fotos Sinalizadas.

3. Lotes de tratamento

Eu não costumo usar um tratamento muito pesado nas minhas fotos. Mas mesmo assim posso ganhar tempo copiando e sincronizando edições em fotos com as mesmas características: decoração, pessoas, tipos de ambiente, fonte de luz e etc!

Bônus – equipamentos:

1. Monitor
É importante você contar com um monitor de qualidade e bem calibrado, dessa forma ele que te proporcione fidelidade de cores. O que pode impactar muito na produtividade e qualidade do seu trabalho.

2. Processador
Se o seu computador não tiver uma alta capacidade de processamento seu tempo de trabalho em edição poderá se estender muito, e você perde produtividade devido à uma questão técnica. Minha dica é que você pesquise muito e, em caso de dúvidas, procure um profissional de TI para te ajudar a escolher uma máquina compatível com suas necessidades de trabalho.

Agora quero saber: você tem alguma dica de trabalho e produtividade para compartilhar com a gente? Escreva nos comentários!


E, se quiser passar dois dias comigo aprendendo conteúdos indispensáveis para a sua carreira aproveite meus Workshops

como ser mais produtivo com lightroom

 

Comentários
Adicionar comentário