21 de agosto de 2018

A importância da impressão de fotos

Neste mundo tecnológico em que vivemos nossas cabeças estão sempre cheias de informação, muitas vezes superficiais e irrelevantes. Nos últimos 10 anos, praticamente todos os nossos registros fotográfico estão em HDs, DVDs, pen drives, celular ou redes sociais. Isso possibilitou que acessássemos com muita facilidade momentos importantes e cotidianos da nossa vida, sendo um avanço incrível. Em contrapartida, várias pessoas que usam o celular para registrar esses momentos acabam sem querer apagando tudo ou aparece algum defeito no equipamento. Fica muito fácil de essas lembranças se perderem ou serem apagadas, seja por vírus ou até mesmo por esquecermos de fazer backup dos arquivos do aparelho.

Por esse motivo, hoje separei alguns pontos importantes que irão te fazer refletir sobre a importância da impressão de fotos… Vamos lá?

impressão de fotos

Preservar as memórias no tempo

Através da fotografia conseguimos voltar aos momentos felizes e, ao mesmo tempo, ela é um reflexo de quem e como fomos. Os retratos são as únicas formas de “conhecermos” familiares que não tivemos oportunidade de conviver. Justamente por isso, não deveriam ficar apenas guardadas em computadores ou pen-drives e cartões de memória. Esses momentos merecem ser vistos e revistos, oferecidos e compartilhados com amigos e familiares e merecem, com certeza, um lugar de destaque na parede da casa.

Sempre que a saudade ou a curiosidade baterem, será possível recorrer a estas lembranças palpáveis, revivendo por meio de vários cliques, marcos importantes para toda a família, como a sua gestação, o momento do parto e as lembranças de momentos por meio da fotografia de famílias.

 

A experiência de tocar nas fotos

A intimidade de ver e tocar nas fotos nunca será a mesma do que com ela em forma digital, até porque, dessa forma, desviamos a atenção para a mensagem no WhatsApp ou a notificação do Instagram e acabamos não aproveitando totalmente aquele momento.  

Passar página por página, reviver o filme das nossas vidas em cada foto traz sentimentos emocionantes. A foto impressa aproxima as pessoas e famílias. Através dos álbuns guardados, é possível ver histórias de avós e pais mais jovens e até mesmo do bebê que está chegando na família. Mostrar aos seus filhos, irmãos, marido, mulher, avós, pedaços da sua história, o que foi importante pra você e as pessoas que estiveram ao seu lado não tem preço.

impressão de fotos

A tecnologia também falha

Com tantos pen-drives, HDs, CDs e nuvens nem sequer vamos nos lembrar em qual pasta, de qual deles, está aquela fotografia tão especial, que ficamos tão bem e que ajudaria tanto ter em mãos. Fora que, a qualquer momento e sem nenhum aviso, todas estas tecnologias podem tornar-se ociosas. E são raras são as ocasiões em que conseguimos recuperar o seu conteúdo.

Para manter fotos de uma ótima qualidade, basta imprimir cópias que permanecem com a cor inalterada por mais de 100 anos. Isso pode facilitar até mesmo a organização dos arquivos porque assim precisaremos de um lugar específico para deixar essas fotos. Assim, a segurança é garantida e é a maneira ideal de preservar memórias próximas a nós.

impressão de fotos

Registros para gerações futuras

Seja para relembrar histórias engraçadas, entender como foi o momento do parto e da gestação, ou até mesmo se reconhecer enquanto criança, as fotos impressas são como heranças para as gerações futuras. Computadores são ferramentas incríveis, mas não conseguem transmitir emoções da mesma forma que uma foto no papel.

Além disso, com a ajuda da tecnologia podemos tirar uma quantidade quase que infinita de fotos. O que é muito bom, em relação às limitações que existiam quando dependíamos das câmeras analógicas, e nos filmes de fotografia. Porém, sem uma seleção das melhores fotos, e sem tê-las na versão impressa, não há como recordarmos ou efetivamente desfrutarmos desses registros!

Sentar no sofá da sala, com toda a família reunida folheando os álbuns é sempre muito divertido, onde o compartilhamento de vivências tem um valor muito maior do que se fosse mostrado na tela do computador.

Acima de tudo, é importante que você fotografe muito e se divirta fazendo isso! Que você ganhe a nostalgia de poder rever todos os momentos felizes quantas vezes quiser, da forma que for.

Agora me conta, você vai voltar a imprimir fotos ou isso já faz parte da sua rotina?

Comentários
Adicionar comentário